Comunicação das leituras

Damos + que umas luzes

A comunicação das leituras do contador realizada regularmente, permite que a fatura reflita os valores dos consumos efetuados, por outras palavras, estamos a pagar efetivamente aquilo que consumimos de eletricidade.

Apesar do operador da rede de distribuição ter a obrigação de assegurar a leitura presencial em cada 3 meses, a comunicação das leituras traz também as seguintes vantagens:

  • Evita a necessidade de serem efetuados acertos futuros;
  • Permite o acompanhamento dos consumos e um melhor ajustamento dos comportamentos;
  • Facilita a deteção de alguma anomalia nos equipamentos ou mesmo no contador de eletricidade.

Verifique a data para o envio da leitura

Na fatura de eletricidade vem indicada qual a data em que deverá ser enviada a leitura. Esta comunicação é gratuita e quando efetuada antes da data de emissão da fatura, será tida em conta para efeitos de faturação.

E se não existirem leituras reais?

Caso não existam leituras reais dos consumos, o seu comercializador de eletricidade fará estimativas de consumo segundo as regras aprovadas. Posteriormente o acerto da estimativa será efetuado aquando de uma leitura real, efetuada por si ou pelo seu comercializador.

A leitura dos equipamentos de medição de eletricidade (contadores) é responsabilidade dos operadores de rede de distribuição (ORD). Em Portugal Continental, estava responsabilidade cabe essencialmente à EDP Distribuição, mas existem outros operadores e no caso das regiões autónomas, está a cargo da Eletricidade dos Açores e da Empresa de Eletricidade da Madeira.

Importa notar, de acordo com a ERSE, que a leitura comunicada pelo consumidor tem o mesmo valor que as leituras efetuadas pelas empresas distribuidoras e prevalece sobre as estimativas de consumo.

Dado que existem diferentes modelos de contadores de eletricidade, o processo de leitura também irá diferir. Identifique qual o seu modelo de contador e descubra como poderá realizar as suas leituras. Ao clicar sob a respetiva imagem, poderá visualizar os vídeos explicativos que são disponibilizados pela EDP Distribuição.

Eletromecânico

Independentemente da marca, possuem sempre características semelhantes, sendo que todas as leituras se encontram visíveis. Para realizar a leitura nestes contadores deve ler todos os dígitos, com exceção dos dígitos à direita da vírgula ou de cor vermelha.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (3 - Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (1 - Vazio).

Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias (3), do período de Vazio (1) e do período de Ponta (2).

Estático

A informação aparece sequencialmente e automaticamente no visor, não sendo necessário carregar em nenhum botão. No entanto, consoante o modelo do seu contador, terá que interpretar os valores de forma diferente.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (Vazio).

Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias, do período de Vazio e do período de Ponta.

Híbrido

Para consultar a informação que aparece no contador e e realizar as leituras de eletricidade deve carregar no botão. No entanto, consoante o modelo do seu contador, terá que interpretar os valores de forma diferente.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (Vazio).

Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias, do período de Vazio e do período de Ponta.

Damos + que umas luzes

Tarifas e períodos horários

Ler mais

Comunicação das leituras

Ler mais

Tarifa social de eletricidade

Ler mais

Mercado de eletricidade

Ler mais

Mercado elétrico liberalizado

Ler mais

Potência contratada de eletricidade

Ler mais

Impacte ambiental da eletricidade

Ler mais

Serviços adicionais contratados

Ler mais

Quer saber mais do que umas luzes sobre a sua fatura de eletricidade ?

Nós ajudamos a perceber:

Newsletter

Subscreva a newsletter da Fatura Amiga e receba notícias atualizadas da iniciativa.

Subscrever
wb_top_accessComunicação das leituras