Mercado elétrico liberalizado

Damos + que umas luzes

A liberalização do mercado de eletricidade em Portugal iniciou-se em 2006 e prevê-se a extinção das tarifas transitórias até ao final de 31 de dezembro de 2020. No mercado livre as empresas comercializadoras podem livremente estipular as suas tarifas e preços, enquanto que no mercado regulado é a ERSE que fixa as tarifas. No entanto, mesmo no mercado livre uma parte das tarifas é fixada pela ERSE, a chamada tarifa de acesso às redes.

O que mudou com a liberalização?

Com a liberalização do mercado de energia, passou a ter a possibilidade de escolher entre os vários comercializadores de eletricidade (atualmente são 17 os comercializadores de eletricidade), cada um com a sua política comercial, preços e condições. É importante que saiba que pode escolher o comercializador com a oferta mais adequada às suas necessidades e que pode efetuar essa mudanças as vezes que quiser, no entanto, é importante que verifique se tem associado algum período de fidelização. Para saber qual a melhor tarifa para si consulte o simulador de tarifas. Consultar

Estou no mercado liberalizado, posso à mesma ter uma tarifa equiparada à tarifa regulada?

É verdade, desde o início de 2018 que os comercializadores em regime de mercado devem informar nas faturas se disponibilizam ou não tarifas equiparadas às tarifas transitórias. Verifique na sua fatura se o seu comercializador tem também à disposição uma oferta comercial com “condições de preço regulado” e qual o valor da diferença entre a oferta que está a ser praticada e a que resultaria da aplicação das “condições de preço regulado”. É importante que saiba que os comercializadores não estão obrigados a disponibilizar condições de preço regulado. Por isso mesmo caso o seu comercializador não apresente essa possibilidade, pode cessar o contrato e celebrar um novo com a EDP – Serviço Universal (mercado regulado) ou com outro comercializador no mercado liberalizado que tenha essa opção.

Damos + que umas luzes

Tarifas e períodos horários

Ler mais

Comunicação das leituras

Ler mais

Tarifa social de eletricidade

Ler mais

Mercado de eletricidade

Ler mais

Mercado elétrico liberalizado

Ler mais

Potência contratada de eletricidade

Ler mais

Impacte ambiental da eletricidade

Ler mais

Serviços adicionais contratados

Ler mais

Quer saber mais do que umas luzes sobre a sua fatura de eletricidade ?

Nós ajudamos a perceber:

Newsletter

Subscreva a newsletter da Fatura Amiga e receba notícias atualizadas da iniciativa.

Subscrever
wb_top_accessMercado elétrico liberalizado